Porque ter uma conta pessoa jurídica para o seu negócio

Conta pessoa jurídica

Muitos empresários, empreendedores que entram em contato conoscono momento de fechar a contabilidade de suas empresas sempre nos perguntam. Porque ter uma conta de pessoa jurídica?

Algumas orientações que fazemos:


Princípio da entidade: Isso mesmo!! Entidade!!

Para a contabilidade de uma empresa ter suas demonstrações o mais próximo da realidade da empresa.

Quando falamos em demonstrar despesas e receitas de sua empresa,
não se deve misturar pessoa física com as despesas de pessoa jurídica.

Já que são entidades diferentes, ainda pensamos como um fiscal da receita federal pensaria quando solicita-se determinadas contas para analisar e neles a maioria dos valores são despesas que não são da empresa.

conta pessoa jurídica

Como lançar essa despesa para que não se configure pró labore ou até mesmo antecipação de lucro? Complexo não é verdade, então esse é um dos primeiros pontos para abrirem uma conta exclusiva para pessoa jurídica.


Outro ponto é linha de crédito

Mantendo a contabilidade regular, os bancos disponibilizam crédito para investimento no seu negócio,
como valores bem mais abaixo do que fosse para pessoa física.


Na prestação de serviços, tem clientes que não pagam para contas de pessoas físicas, as vezes trabalham com risco de passivo tributário, que podem caracterizar prestação de serviços para autônomos, não pessoas jurídicas, quando não há suporte de contrato e emissões de notas fiscais, seus ERP’s já estão preparados para isso, não ter conta pessoa física atrelada a pessoa jurídica.


Melhorar os controles e gestão financeira de seu negócio é uma grande passo para fechamento de mais negócios com outras pessoas jurídicas, saber exatamente quanto você gasta e quanto você recebe, de forma gerencial é uma ótimo indicativo para tomadas de decisões.


Gostaram do conteúdo, querem tirar dúvidas entrem em contato conosco, a sempre um especialista a disposição para esclarecer dúvidas e serviços que prestamos.